terça-feira, 29 de abril de 2008

Brasil Verão 2009

O calendário dos desfiles da temporada Primavera/Verão 2009 no Brasil está finalmente definido. As datas inicialmente anunciadas há mais de um ano, foram recentemente alteradas e deixaram os três principais eventos de moda com datas próximas uns dos outros.

A temporada abre com a Casa de Criadores entre os dias 28 e 30 de maio no shopping Frei Caneca, em São Paulo. As marcas participantes são ADD, Ash, Athria Gomes, Diva, Gustavo Silvestre, João Pimenta, P'tit, Prints I Like, Ianire Soraluze, Rober Dognani, Walério Araujo e Weider Silverio. A Gêmeas, de Carol e Isadora Krieger, que fez um desfile off no inverno 2008, volta para a Casa. No Projeto Lab estarão André Phergom, Der Metropol, João Paulo Elias, Marya Nasser, R. Rosner, Tony Jr. e Valencio Lemes.

Em seguida vem o Fashion Rio, de 7 a 13 de junho na Marina da Glória, Rio de Janeiro. O evento, que perdeu algumas grifes para a semana de moda paulista, já anunciou a estréia das grifes Espaço Fashion, que apresentou um desfile na última edição do Fashion Business, e Billabong, além da volta dos estilistas Carlos Tufvesson e Walter Rodrigues.

Fechando a temporada, entre 17 e 23 de junho, acontece o São Paulo Fashion Week, no prédio da Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera. Blue Man, Colcci e Reserva, todas egressas da semana de moda carioca, e Marcia Garcia, são até o momento, as estréias dessa edição.

A organização do Fashion Rio promete liberar essa semana o line-up. Já os da Casa de Criadores e SPFW acreditam que até a próxima semana os horários de cada desfile já estejam definidos.

Leonardo Oliveira

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Heaven To Hell: Belezas e Desastres

Está em cartaz no Espaço Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, a exposição do fotógrafo David LaChapelle "Heaven To Hell: Belezas e Desastres", com curadoria internacional de Eva Grinstein. Dividida em módulos, a exibição faz um painel sobre a produção do célebre fotógrafo.

A mostra apresenta ao todo 25 fotos de LaChapelle e mais oito videoclipes dirigidos por ele de estrelas como Christina Aguilera, Elton John, Gwen Stefani, Jennifer Lopez, Moby, Macy Gray e No Doubt, além da exibição do documentário "Rize", que fala sobre o movimento sócio-cultural em torno do krumping, uma dança de rua surgida em Los Angeles.

Considerado um dos artistas mais originais das últimas décadas, David LaChapelle se destaca da arte atual por imprimir em suas obras uma mistura de diversos movimentos culturais (como o Surrealismo, a Pop Art, o Futurismo, o Barroco e o Renascentismo), e transmitir em seu trabalho multimídia a fusão da realidade e imaginação, onde o sedutor e o "anormal" coexistem em plena harmonia.

Heaven To Hell: Belezas e Desastres
06 de abril a 04 de maio
Entrada Franca
Espaço Cultural Oi Futuro
Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo, Rio de Janeiro
Terça-Feira a Domingo, das 11h às 20h

fotos: divulgação / reprodução

Leonardo Oliveira

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Top Fashion Bazar

A 21ª edição do Top Fashion Bazar começou no dia 04 de abril e vai até o dia 05 de maio em novo endereço, no Extra Supermercado, na Barra da Tijuca. Consolidado como o maior bazar de moda do país, o evento reúne as principais marcas do Brasil, que disponibilizam seus produtos com super descontos que variam em torno de 30 a 70% em alguns casos.

Criado e produzido pela Dupla Assessoria e Escala Eventos, o Top Fashion registra um crescimento de mais de 300% em público e estrutura desde o seu primeiro ano na cidade. A previsão é de que mais de 180 mil pessoas compareçam nessa edição. Com caráter beneficente desde o lançamento, parte da renda é sempre destinada a uma ONG criteriosamente definida pelos organizadores.

"O evento cresceu muito, mas não só na quantidade de marcas e produtos, conseguimos expandir mantendo a qualidade. Criamos um mix fashion em um ambiente glamouroso”, comenta Eloysa Simão, diretora da Dupla Assessoria. "A proposta é que o Top Fashion Bazar una o benefício dos descontos em peças de qualidade com entretenimento, cultura e música, aderindo ao formato dos principais outlets do mundo”, complementa Jerônimo Vargas, diretor da Escala Eventos.

Top Fashion Bazar:
04 de abril a 05 de maio no Extra da Barra da Tijuca
Av. das Américas, 1510
Segunda a Sexta das 16h às 22h
Sábado, Domingo e Feriados das 14h às 22h

Leonardo Oliveira

Mercado Mundo Mix

A segunda edição deste ano do Mercado Mundo Mix acontece entre os dias 03 e 04 de maio, das 14hs às 22hs, no Clube Monte Líbano, Rio de Janeiro. Paralelo ao evento, ocorre a exposição “Fashion, Cores e Sombras”, com as melhores fotos de moda de Márcio Freitas, que é formado em cinema, trabalha com artes plásticas há 12 anos e já recebeu prêmios no Brasil, França e Estados Unidos.

Marcas como André Lima, Carlos Tufvesson, Cavalera, Doc Dog, Fábia Bercseck, Marcelo Sommer, Mário Queiroz e Walério Araújo, começaram no Mercado Mundo Mix. Desde 1994, quando foi fundada, a feira alternativa realizou mais de 200 edições, passando por quatorze cidades em oito estados do Brasil, além das que foram realizadas em Portugal. Para esse ano, existe a previsão de uma edição na Espanha.

No evento carioca, serão 60 expositores, divididos entre moda, arte e design. Cada ingresso custa R$ 5, sem flyer, e R$ 3, com flyer, que pode ser impresso pelo site do Mercado Mundo Mix. A feira itinerante, após o Rio de Janeiro, segue para Lisboa, Portugal, e passa por vários locais, até retornar a cidade em outubro.

Leonardo Oliveira

terça-feira, 22 de abril de 2008

Walmir Birchler

Depois do sucesso do neo-top Henzo Hülle, a agência Ragazzo apresenta sua nova aposta para a próxima temporada nacional, o modelo Walmir Birchler. Descoberto no interior do Espírito Santo plantando café, passou os últimos três viajando à trabalho entre New York, Paris, Milão, Londres e Tókio, e agora estréia no Brasil.

Com apenas 18 anos, Walmir já desfilou para Antonio Marras, Giuliano Fujiwara, Kenzo, Miu Miu, Prada, entre outros, e estrelou as campanhas da Pringle of Scotland e do designer japonês Kazuyuki Kumagai. Fotografou para Another Magazine, BMM, French, Huge Magazine, L'Uomo Vogue, Sport&Street, UpStreet, Vogue Nippon, além de ter sido capa e feito nove editoriais para revista japonesa Popeye.

Walmir Birchler fica em Tóquio até o dia 20 de Maio quando retorna ao país para a temporada de moda em junho.

Leonardo Oliveira


fotos: divulgação / reprodução

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Entrevista com Ana Beatriz Barros

Ana Beatriz Barros nasceu em Itabira, Minas Gerais. Descoberta quando passeava em uma praia do Rio de Janeiro ao lado da irmã, despontou cedo na carreira e em doze anos de profissão, já fez diversas campanhas, capas, editoriais e desfiles das mais conceitudas grifes e revistas do mundo.

Em novembro do ano passado, Ana Beatriz esteve no Rio de Janeiro fotografando a campanha de estréia da marca portuguesa Red Oak. Em janeiro desse ano, esteve em Lisboa, Portugal, para a festa de lançamento da marca. Na ocasião, ela concedeu essa entrevista exclusiva ao Pqp Fashion Magazine, através de Felix DaSilva, fotógrafo responsável pelas fotos da campanha e colaborador do blog.


Pqpmag: Como começou na carreira de modelo?

Ana Beatriz Barros: Eu estava andando na praia com minha irmã e um scouter me parou e perguntou se eu queria tentar ser modelo!

Pqpmag: Apesar de ser uma grife de Portugal, as fotos da Red Oak tiveram quase que uma total produção brasileira: fotógrafo, modelos, stylist, make-up e o cenário, a cidade do Rio de Janeiro. Como é trabalhar ao lado de brasileiros e numa cidade turística como o Rio?

Ana Beatriz Barros: Eu amo trabalhar no meu país, com brasileiros, eu me sinto bem confortável em trabalhar com brasileiros.

Pqpmag: Você já tinha trabalhado antes com o Felix? O que acha dele como profissional e pessoa?

Ana Beatriz Barros: Sim! Ele e maravilhoso, divertido e sobretudo um fantástico fotógrafo e bom no que faz.

Pqpmag: Como você se prepara para um ensaio fotográfico?

Ana Beatriz Barros: Tento dormir bem, descansar.

Pqpmag: Como você se conecta com o fotógrafo?

Ana Beatriz Barros: Isso varia de acordo com o fotógrafo, claro. Eu tento entender bem a sua personalidade e o que ele quer de mim para aquele específico trabalho.

Pqpmag: E como fica a intimidade quando está trabalhando com um outro modelo, tipo o Diego Lodi, com quem você divide a cena na campanha da Red Oak?

Ana Beatriz Barros: Eu tento ser o mais profissional possível! Eu amo o meu trabalho por isso não é difícil. Dentro dos limites do que estamos tentando passar para o público que vai ver essa foto, eu tento o máximo que posso expressar o que se é esperado de mim.

Pqpmag: Todos os anos, a revista americana "Sports Illustrated" reúne modelos de diferentes nacionalidades para o mega ensaio fotográfico "Swimsuit". Em 2008, novamente você aparece sensual nas fotos. O que pensa quando um fotógrafo te pede um look bem sexy? Como você lida com essa sensualidade para que ela não se torne vulgar?

Ana Beatriz Barros: Não é difícil, porque eu tento mentalizar as cenas de filmes românticos, sensuais, e não faço trabalhos vulgares.

Pqpmag: Muitas pessoas questionam o fato de você não ser uma das chamadas angels da grife de lingerie Victoria's Secret, mesmo já tendo feito campanhas, catálogos e desfiles. Essa foi uma opção sua ou o convite para ser uma das modelos principais da marca nunca foi feito?

Ana Beatriz Barros: Foi minha. Na época, eu estava entre a L'Oreal e a Victória's Secret, mas a oferta da L'Oreal foi melhor na época.

Pqpmag: Você estará iniciando em breve a carreira de atriz. Como ficarão os trabalhos como modelo? Você pretende atuar quando se aposentar como modelo ou pretende seguir outros caminhos?

Ana Beatriz Barros: No momento é um desafio para mim e eu não estou certa quanto a carreira de atriz, eu vejo isso como um desafio, uma grande experiência, porém minha carreira de modelo é minha prioridade. Pretendo também abrir uma clínica dermatológica com minha família!

Pqpmag: Nos fale um pouco sobre o filme "Heart Of Melon". Como foi feito o convite? Sobre o que fala o filme? Quando começam as gravações? Você já tinha recebido antes outros convites?

Ana Beatriz Barros: A dois anos atrás, eu fiz o casting, mas na época eu não estava muito segura ainda, daí passaram-se dois anos e eles chegaram a conclusão que haveria de ser eu, daí eu resolvi aceitar o convite, o que para mim é um desafio. No filme, serei Sore, uma imigrante cubana que imigra para os Estados Unidos, daí vem toda uma história, tenho dois namorados e daí para frente se desenvolve o dilema. Vários convites, de pessoas como Brian Grazer, que me convidou para ser agenciado por ele, Brian de Palma, Luc Besson, Denzel Washington!

Pqpmag: Como foi ser eleita pelos soldados americanos no Iraque como a modelo mais linda do mundo? Chegou a ter algum contato com eles?

Ana Beatriz Barros: Me senti lisonjeada! Me convidaram para ir para ao Iraque, porém fiquei com um pouco de receio e preferi não arriscar.

Pqpmag: Como faz para manter a forma? Malhação e alimentação balanceada ou nada disso faz parte do seu dia-a-dia?

Ana Beatriz Barros: Malhar eu tento quando eu posso, porém não tenho muito tempo, e a alimentação tento comer de forma saudável, de tudo um pouco.

Pqpmag: Uma dica de beleza?

Ana Beatriz Barros: Sempre remover a maquiagem depois do evento ou ensaio. Nunca fique com a maquiagem no rosto depois de que não se precisa mais.

Pqpmag: Qual a campanha que você fez que mais gostou?

Ana Beatriz Barros: Tem muitas campanhas maravilhosas que já fiz, é difícil apontar uma na verdade! São muitos momentos maravilhosos!

Pqpmag: Qual é o maior desafio que já enfrentou na carreira de modelo?

Ana Beatriz Barros: O dia em que eu fui ver Helmut Newton. Eu na verdade fingi que esqueci o meu anel lá dentro só para poder voltar a sala e vê-lo de novo porque ele é simplesmente Helmut Newton!

Pqpmag: A moda brasileira vive um babyboom das modelos. Várias delas estão grávidas, algumas irão se casar. E você, pensa em constituir família, ter filhos?

Ana Beatriz Barros: Claro, daqui à alguns anos. No momento, não tenho tempo de me dedicar a uma família como eu gostaria.

Pqpmag: Como é seu relacionamento com seus fãs? Vários deles criaram fã-clubes, sites, fotologs, comunidades no orkut, debatem sobre sua vida e carreira em forúns internacionais de modelos. Como você vê toda essa dedicação?

Ana Beatriz Barros: Eu fico honrada, feliz, emocionada e claro que reflete em minha carreira porque eu dependo dos que apóiam minha carreira, por isso sou muito grata a todos.

Pqpmag: Voce esta envolvida com alguma caridade?

Ana Beatriz Barros: Na minha cidade natal, Itabira, estou envolvida com um grupo que se chama APAE, que ajuda pessoas que sofrem de Síndrome de Down. Nos Estados Unidos, estou envolvida com um projeto para salvar a Amazônia junto com o ex-vice-presidente Al Gore.

Pqpmag: Qual o problema mais importante que vê no mundo hoje?

Ana Beatriz Barros: O aquecimento do planeta, o efeito estufa. Acho que todos nós deveriamos ser mais conscientes no que poderíamos fazer para melhorar as condições do meio ambiente.

Pqpmag: Você tem quantos anos de profissão? E nesse tempo todo de carreira, tem algum trabalho, fotógrafo ou estilista com quem nunca trabalhou e que gostaria de trabalhar?

Ana Beatriz Barros: Tenho doze anos de profissão e gostaria de trabalhar com Helmut Newton.

Pqpmag: Qual a melhor lição que você aprendeu quando estava começando?

Ana Beatriz Barros: Que eu deveria agir de forma mais profissional possível porque a indústria da moda quer ver as pessoas trabalhando sério. O trabalho é muito puxado e a pressão muito grande.

Pqpmag: Da nova geração de modelos, você tem alguma aposta, alguma menina ou menino em especial, que acredita daqui há um tempo estar no topo de profissão?

Ana Beatriz Barros: Camila Finn é um dos grandes investimentos do Brasil.

Leonardo Oliveira, com colaboração de Felix DaSilva