quarta-feira, 9 de abril de 2008

Entrevista com Ana Beatriz Barros

Ana Beatriz Barros nasceu em Itabira, Minas Gerais. Descoberta quando passeava em uma praia do Rio de Janeiro ao lado da irmã, despontou cedo na carreira e em doze anos de profissão, já fez diversas campanhas, capas, editoriais e desfiles das mais conceitudas grifes e revistas do mundo.

Em novembro do ano passado, Ana Beatriz esteve no Rio de Janeiro fotografando a campanha de estréia da marca portuguesa Red Oak. Em janeiro desse ano, esteve em Lisboa, Portugal, para a festa de lançamento da marca. Na ocasião, ela concedeu essa entrevista exclusiva ao Pqp Fashion Magazine, através de Felix DaSilva, fotógrafo responsável pelas fotos da campanha e colaborador do blog.


Pqpmag: Como começou na carreira de modelo?

Ana Beatriz Barros: Eu estava andando na praia com minha irmã e um scouter me parou e perguntou se eu queria tentar ser modelo!

Pqpmag: Apesar de ser uma grife de Portugal, as fotos da Red Oak tiveram quase que uma total produção brasileira: fotógrafo, modelos, stylist, make-up e o cenário, a cidade do Rio de Janeiro. Como é trabalhar ao lado de brasileiros e numa cidade turística como o Rio?

Ana Beatriz Barros: Eu amo trabalhar no meu país, com brasileiros, eu me sinto bem confortável em trabalhar com brasileiros.

Pqpmag: Você já tinha trabalhado antes com o Felix? O que acha dele como profissional e pessoa?

Ana Beatriz Barros: Sim! Ele e maravilhoso, divertido e sobretudo um fantástico fotógrafo e bom no que faz.

Pqpmag: Como você se prepara para um ensaio fotográfico?

Ana Beatriz Barros: Tento dormir bem, descansar.

Pqpmag: Como você se conecta com o fotógrafo?

Ana Beatriz Barros: Isso varia de acordo com o fotógrafo, claro. Eu tento entender bem a sua personalidade e o que ele quer de mim para aquele específico trabalho.

Pqpmag: E como fica a intimidade quando está trabalhando com um outro modelo, tipo o Diego Lodi, com quem você divide a cena na campanha da Red Oak?

Ana Beatriz Barros: Eu tento ser o mais profissional possível! Eu amo o meu trabalho por isso não é difícil. Dentro dos limites do que estamos tentando passar para o público que vai ver essa foto, eu tento o máximo que posso expressar o que se é esperado de mim.

Pqpmag: Todos os anos, a revista americana "Sports Illustrated" reúne modelos de diferentes nacionalidades para o mega ensaio fotográfico "Swimsuit". Em 2008, novamente você aparece sensual nas fotos. O que pensa quando um fotógrafo te pede um look bem sexy? Como você lida com essa sensualidade para que ela não se torne vulgar?

Ana Beatriz Barros: Não é difícil, porque eu tento mentalizar as cenas de filmes românticos, sensuais, e não faço trabalhos vulgares.

Pqpmag: Muitas pessoas questionam o fato de você não ser uma das chamadas angels da grife de lingerie Victoria's Secret, mesmo já tendo feito campanhas, catálogos e desfiles. Essa foi uma opção sua ou o convite para ser uma das modelos principais da marca nunca foi feito?

Ana Beatriz Barros: Foi minha. Na época, eu estava entre a L'Oreal e a Victória's Secret, mas a oferta da L'Oreal foi melhor na época.

Pqpmag: Você estará iniciando em breve a carreira de atriz. Como ficarão os trabalhos como modelo? Você pretende atuar quando se aposentar como modelo ou pretende seguir outros caminhos?

Ana Beatriz Barros: No momento é um desafio para mim e eu não estou certa quanto a carreira de atriz, eu vejo isso como um desafio, uma grande experiência, porém minha carreira de modelo é minha prioridade. Pretendo também abrir uma clínica dermatológica com minha família!

Pqpmag: Nos fale um pouco sobre o filme "Heart Of Melon". Como foi feito o convite? Sobre o que fala o filme? Quando começam as gravações? Você já tinha recebido antes outros convites?

Ana Beatriz Barros: A dois anos atrás, eu fiz o casting, mas na época eu não estava muito segura ainda, daí passaram-se dois anos e eles chegaram a conclusão que haveria de ser eu, daí eu resolvi aceitar o convite, o que para mim é um desafio. No filme, serei Sore, uma imigrante cubana que imigra para os Estados Unidos, daí vem toda uma história, tenho dois namorados e daí para frente se desenvolve o dilema. Vários convites, de pessoas como Brian Grazer, que me convidou para ser agenciado por ele, Brian de Palma, Luc Besson, Denzel Washington!

Pqpmag: Como foi ser eleita pelos soldados americanos no Iraque como a modelo mais linda do mundo? Chegou a ter algum contato com eles?

Ana Beatriz Barros: Me senti lisonjeada! Me convidaram para ir para ao Iraque, porém fiquei com um pouco de receio e preferi não arriscar.

Pqpmag: Como faz para manter a forma? Malhação e alimentação balanceada ou nada disso faz parte do seu dia-a-dia?

Ana Beatriz Barros: Malhar eu tento quando eu posso, porém não tenho muito tempo, e a alimentação tento comer de forma saudável, de tudo um pouco.

Pqpmag: Uma dica de beleza?

Ana Beatriz Barros: Sempre remover a maquiagem depois do evento ou ensaio. Nunca fique com a maquiagem no rosto depois de que não se precisa mais.

Pqpmag: Qual a campanha que você fez que mais gostou?

Ana Beatriz Barros: Tem muitas campanhas maravilhosas que já fiz, é difícil apontar uma na verdade! São muitos momentos maravilhosos!

Pqpmag: Qual é o maior desafio que já enfrentou na carreira de modelo?

Ana Beatriz Barros: O dia em que eu fui ver Helmut Newton. Eu na verdade fingi que esqueci o meu anel lá dentro só para poder voltar a sala e vê-lo de novo porque ele é simplesmente Helmut Newton!

Pqpmag: A moda brasileira vive um babyboom das modelos. Várias delas estão grávidas, algumas irão se casar. E você, pensa em constituir família, ter filhos?

Ana Beatriz Barros: Claro, daqui à alguns anos. No momento, não tenho tempo de me dedicar a uma família como eu gostaria.

Pqpmag: Como é seu relacionamento com seus fãs? Vários deles criaram fã-clubes, sites, fotologs, comunidades no orkut, debatem sobre sua vida e carreira em forúns internacionais de modelos. Como você vê toda essa dedicação?

Ana Beatriz Barros: Eu fico honrada, feliz, emocionada e claro que reflete em minha carreira porque eu dependo dos que apóiam minha carreira, por isso sou muito grata a todos.

Pqpmag: Voce esta envolvida com alguma caridade?

Ana Beatriz Barros: Na minha cidade natal, Itabira, estou envolvida com um grupo que se chama APAE, que ajuda pessoas que sofrem de Síndrome de Down. Nos Estados Unidos, estou envolvida com um projeto para salvar a Amazônia junto com o ex-vice-presidente Al Gore.

Pqpmag: Qual o problema mais importante que vê no mundo hoje?

Ana Beatriz Barros: O aquecimento do planeta, o efeito estufa. Acho que todos nós deveriamos ser mais conscientes no que poderíamos fazer para melhorar as condições do meio ambiente.

Pqpmag: Você tem quantos anos de profissão? E nesse tempo todo de carreira, tem algum trabalho, fotógrafo ou estilista com quem nunca trabalhou e que gostaria de trabalhar?

Ana Beatriz Barros: Tenho doze anos de profissão e gostaria de trabalhar com Helmut Newton.

Pqpmag: Qual a melhor lição que você aprendeu quando estava começando?

Ana Beatriz Barros: Que eu deveria agir de forma mais profissional possível porque a indústria da moda quer ver as pessoas trabalhando sério. O trabalho é muito puxado e a pressão muito grande.

Pqpmag: Da nova geração de modelos, você tem alguma aposta, alguma menina ou menino em especial, que acredita daqui há um tempo estar no topo de profissão?

Ana Beatriz Barros: Camila Finn é um dos grandes investimentos do Brasil.

Leonardo Oliveira, com colaboração de Felix DaSilva