domingo, 30 de março de 2008

80 anos de Salvatore Ferragamo

Na última sexta-feira, 28/03, a marca italiana Salvatore Ferragamo completou 80 anos de fundação. Para comemorar a data, a grife preparou uma série de festas, desfile, lançamento de perfume e exposição. Por opção da própria família, as celebrações acontecem em Xangai. "Xangai representa a cultura, representa o passado, mas também o futuro. É o cenário perfeito para o nosso aniversário", disse Ferruccio Ferragamo, um dos cinco filhos do fundador da marca, que hoje gerenciam a empresa.

A partir do dia 30 deste mês, a exposição “Salvatore Ferragamo Evolving Legend 1928-2008" fará um tributo aos 80 anos do mestre na arte de criar calçados. O MoCa (Museum of Contemporary Art) foi o palco escolhido da retrospectiva que contará a história e o desenvolvimento da marca do designer italiano.

Com curadoria de Stefania Ricci e Cristina Morozzi, a mostra organizada especialmente para a ocasião e abrigada pelo museu percorre todas as etapas da história dos Ferragamo, desde a imigração de Salvatore e seus irmãos aos Estados Unidos, até a volta à Itália, para a cidade de Florença (sede da empresa desde a sua fundação, em 1928).

Um momento bastante explorado pela exposição é o encontro da precisão dos sapateiros italianos com o despojo das produções de Hollywood, onde Salvatore trabalhou e ficou amigo de grandes atrizes como Mary Pickoford, Joan Crawford, Pola Negri e Gloria Swanson, calçando-as em sua carreira.

Na mesma ocasião, aconteceram os desfiles feminino e masculino para o outono/inverno 2008/2009 e o lançamento da nova fragrância unissex, a Tuscan Soul, um perfume que é oferecido sob a forma de produtos para o banho, exclusivamente para quem voa pela Singapore Airlines desde 2006, e que agora chega as lojas em todo mundo.

foto: divulgação / reprodução

Leonardo Oliveira