quarta-feira, 14 de maio de 2008

The Story Of The Supremes from The Mary Wilson Collection

A história e os figurinos das The Supremes são tema de uma exposição no Victoria & Albert Museum, em Londres. "The Story Of The Supremes from The Mary Wilson Collection", aberta nessa terça-feira e em cartaz até 19 de outubro, mostra um pouco do acervo de uma das integrantes do grupo.

Estão em exibição figurinos (cerca de 50 vestidos, muitos inclusive planejados para os spots dos shows e gravações de TV), objetos, fotos e publicações, que juntos revelam a mudança na imagem do grupo desde o começo como Primettes passando por seu auge na Motown Records, que orientava as cantoras em como se vestir, comportar, comer e dar entrevistas.

A mostra tem curadoria da Peter Brooks Design e sonorização especialmente criada por Peter Key, que inventou uma "paisagem sonora" de Detroit como som de fundo. Segundo a curadoria, a história das Supremes será contada também do ponto de vista da sua contribuição para o movimento dos direitos civis nos Estados Unidos.

O trio formado por Diana Ross, Mary Wilson e Florence Ballard foi um dos mais bem-sucedidos da música dos anos 60, ficando atrás apenas dos Beatles em quantidade de hits emplacados no topo das paradas. A história do grupo serviu de inspiração em 2006 para o filme musical "Dreamgirls", com as cantoras Beyoncé Knowles e Jennifer Hudson, que ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua atuação.

Leonardo Oliveira


fotos: divulgação / reprodução