quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Carlos Miele - Verão 2008

Carlos Miele foi o segundo estilista brasileiro a desfilar na semana de moda de NY, na quinta-feira, 06/09, apresentando sua coleção de Verão 2008 inspirada em Tom Jobim (1927-1994) e na bossa-nova tipo exportação.

Na passarela, minivestidos e longos de festa, em cortes evidenciando a silhueta feminina, nos mais diversos materiais artesanais, como a renda renascença, crochê e fuxicos evocando flores – tais quais as observadas pelo músico, no Jardim Botânico carioca - aplicados em vestidos de gala em chifon e tafetá e peças mais urbanas, cortadas com rigorosa alfaiataria como calças e paletós.

Na platéia, as presenças da colunista de moda do jornal inglês Herald Tribune, Suzy Menks; do editor da revista Vanity Fair, Michael Roberts; da consultora de moda Glória Kalil; da jornalista Ana Paula Padrão, além dos muitos brasileiros que vieram exclusivamente para o desfile. No casting, Sasha Pivovarova, Jessica Stam, Lily Donaldson e Chanel Iman. Entre as brasileiras, destaque para Caroline Trentini, que abriu e fechou a apresentação e é a estrela da próxima campanha da grife, fotografada há cerca de duas semanas, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

Sobre o desfile, a crítica considerou um desfile sereno, afirmando que o designer está mais retraído, "com os mesmos ingredientes, mas uma receita aprimorada", mas ainda com "momentos de extrema exuberância", escreve a crítica de moda do Style.com, Meenal Mistry.

As coleções de Miele são confeccionadas no Brasil, em parceria com cooperativas de costureiras que vivem em áreas carentes, como favelas. Sua idéia é preservar o artesanato brasileiro, apresentando-o para o mundo, e promovendo a auto-suficiência dos cooperados, unindo duas realidades extremas.

Leonardo Oliveira


fotos: Marcio Madeira