terça-feira, 22 de julho de 2008

Vogue Paris X PETA

Um editorial da edição de agosto da Vogue Paris está dando polêmica. Idealizado pela editora chefe da revista Carine Roitfeld, estrelado pela brasileira Raquel Zimmermann e fotografado pelo Mario Testino, mostra a top usando casacos de pele e sendo perseguida por ativistas de defesa dos animais pelas ruas da capital francesa. Nas fotos, Raquel ignora os cartazes de protesto, faz gestos obscenos e chega a agredir com uma bolsada um dos defensores.

O editorial é uma indireta para o PETA (People for The Ethical Tratement of Animals), conhecida pelas "ações" contra o uso de peles de animais. O toque original da ONG, fundada há 22 anos, sempre consistiu em chamar a atenção para sua causa com um misto de travessuras, atos que provocam tumulto e campanhas publicitárias que misturam humor e imagens chocantes.

Dirigida pela inglesa Ingrid Newkirk e com sede na cidade de Norfolk, no estado da Virginia, Estados Unidos, a organização conseguiu praticamente sozinha, com o trabalho que faz há vários anos, que qualquer pessoa do mundo da moda que tenha a menor ligação com o setor de peles viva sob o medo de ser uma das próximas vitímas deles.

Leonardo Oliveira


Fotos: Divulgação / Reprodução