terça-feira, 24 de junho de 2008

SPFW - Verão 2009

O centenário da imigração japonesa foi o tema da 25º edição da São Paulo Fashion Week, que em sete dias de evento, apresentou 49 desfiles. O Japão serviu de inspiração para vários estilistas (Alexandre Herchcovitch feminimo, André Lima, Érika Ikezili, Fause Haten, Osklen, V.Rom), mas também teve México (Cori, Isabela Capeto),Leste Europeu (Alexandre Herchcovitch masculino, Animale) e um pouco de Brasil (Forum Tufi Duek, Ronaldo Fraga) nas roupas desfiladas.

Os babados, assim como apresentado no Fashion Rio, foram a grande tendência do SPFW. Eles continuam românticos, só que maiores, em camadas, aparecendo tanto em peças inteiras quanto enfeitando golas,mangas e barras. Os vestidos geralmente são curtos, levemente acima do joelho, com modelagem longe do corpo. Os macacões compridos e soltinhos são a grande novidade do Verão 2009 e quase todas as grifes têm uma versão. Nos pés, sandálias de salto de madeira ou corda, além de rasteirinhas. Na estamparia, o tie-dye rivaliza com as peças lisas, que apareceram bastante. O branco continua em alta, mas as várias tonalidades de azul e marrom que dão o tom da estação.

Na moda praia, a modelagem é mais ampla, os maiôs bem comportados e os biquinis tem vários decotes e amarrações diferenciadas, com opções para todas as mulheres. Para os homens, sungões, bermudas e muitos shorts.

As marcas participantes do SPFW mostraram, no geral, looks que já saem da passarela direto para o armário e ruas de todo o país.

Leonardo Oliveira