terça-feira, 29 de janeiro de 2008

São Paulo Fashion Week - Inverno 2008

A tendência country dominou os desfiles da São Paulo Fashion Week, que terminaram na última segunda-feira. Algumas tendências já tinham sido vistas no Fashion Rio, como exemplo, o reinado dos xadrezes, que na semana de moda paulista apareceram nos mais variados padrões.

Da coleção masculina da grife Herchcovitch; Alexandre à de Reinaldo Lourenço, passando pela Do Estilista, foram muitas as marcas que apostaram fichas nessa tendência. O folk, com espírito anos 70, surgiu como desdobramento desse universo country, trazendo a delicadeza das saias longas e dos vestidões.

Outra aposta forte foram as modelagens e estampas geométricas, com desconstrução de formas e efeitos ópticos, que surgiram com mais brilho no desfile feminino da Herchcovitch; Alexandre e nas passarelas da Osklen e da Huis Clos. Trata-se de uma tendência intelectualizada, de olho nas vanguardas artísticas, do construtivismo à arte conceitual.

O tricô também ganha cara nova nas modelagens mais justas ao corpo, com um ar moderno para quem tem aversão à peça com cara de "roupa da vovó". Dessa vez, ele aparece em vestidos, casacos, detalhes de punho ou gola, bermuda e cardigãs. Falando em cardigãs, é a peça must-have do inverno e tem para todos os gostos: coloridos, desconstruídos, assimétricos, largadões, estampados.

O colete, confirmando mais uma vez o Fashion Rio, e a veste com corte de alfaiataria, mais masculino, ganham força em São Paulo. Os vestidos também são apostas, de todos os jeitos e formas: com e sem alça, decote em formato de coração, com saia godê, assimetria, balonê, estampado, liso, qause sempre usados com meia-calça por baixo.

Leonardo Oliveira