quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Semanas de Moda Masculina

Enquanto rolavam os desfiles do Fashion Rio e SPFW, a temporada internacional dava o pontapé inicial com as semanas internacionais de moda masculina de Milão e Paris, que aconteceram entre os dias 12 e 20 de janeiro.

Nas passarelas, a confirmação do cinza como cor oficial da temporada para os homens, usado dos ternos aos looks mais esportivos. Os tons de marrom e os cáquis voltam a ganhar força, nos acessórios e em separates, sempre usados com cores mais vivas para equilibrar, com leve inspiração étnica.

Continuam os volumes na parte de cima, usados sobre calças mais justas, que começam a ter sua boca alargada para a companhar a tendência das calças amplas femininas. Em se tratando de moda masculina, as revoluções acontecem lentamente, não tem jeito. Vamos ver se pegam as transparências da Prada, por exemplo.

As padronagens masculinas aparecem no guarda-roupa social, criando às vezes interessantes efeitos ópticos. Neste inverno, ao invés de estampas, texturas. Das peças que mais se destacam vale apontar o cardigã (absoluto), os tricôs de ponto largo e as blusas e jaquetas de golas altas.
O militarismo também volta a ser conjugado na cartilha dos fashionistas, mas sem literarismos, apenas para evidenciar os pontos fortes da silhueta neste final de década (ombros e pescoço).

Leonardo Oliveira