quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Identidade Moda

Desde que a Zoomp e a Zapping foram vendidas para o grupo financeiro HLDC Investimentos, com promessas de virar um grande grupo de moda nos moldes dos internacionais LVMH e PPR, o mercardo brasileiro aguardava maiores informações. A holding, controlada pelos acionistas Conrado Will e Enzo Monzani, anunciou hoje a compra das marcas do Alexandre Herchcovitch, Fause Haten, Cúmplice e parte da Clube Chocolate.

O estilista Alexandre Herchcovitch, que já tinha sido contratado como diretor criativo da Zoomp, será também o curador das novas marcas do IM Identidade Moda, nome que o grupo recebeu. Ele vendeu a Herchcovitch; Alexandre, sua linha principal, e a Herchcovitch Jeans, mas continua na direção criativa das suas marcas e terá sua liberdade criativa preservada.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Hercovitch falou sobre a venda. "Nem este cabide, nem este computador me pertencem mais. Acho que os 20 anos que passei construindo a minha marca foi apenas o ensaio de algo muito maior que vai acontecer comigo daqui para a frente" declarou. O estilista ainda disse ao jornal que acredita que o capital que o grupo irá injetar levaria décadas para ele conseguir e entre seus planos, a abertura de uma loja em Nova York este ano e uma nova flagship store na região dos Jardins nos moldes de sua loja de Tokio.

As grifes Crawford e Siberian, do grupo Valdac, e Forum seriam os próximas alvos do Identidade Moda. O estilista Tufi Duek estaria vendendo a linha de jeanswear e ficando somente com a linha que leva o seu nome. A assessoria da Forum, por sua vez, não confirma e nem nega a compra.

Essa nova etapa da moda brasileira começou em dezembro do ano passado com a aquisição, por parte do banco suíço UBS, da Ellus, de Nelson Alvarenga. O estilista e o banco investidor criaram a holding In Brands, que durante a SPFW deste mês, deve anunciar outras compras. Segundo fontes, Isabela Capeto e Vide Bula seriam algumas dessas marcas e o grupo faria um desfile coletivo durante a semana de moda.

Leonardo Oliveira