terça-feira, 18 de setembro de 2007

Calvin Klein - Verão 2008

A coleção de Verão 2008 da Calvin Klein, assinada pelo estilista brasileiro Francisco Costa, apresentada na terça-feira, 11/09, penúltimo dia da semana de moda de Nova York, voltou às origens da marca através da apresentação de tons neutros (branco, creme e cinza), silhueta minimalista (com corte reto, sem nenhum tipo de ornamento ou babado) e androgenia (com peças unissex).

A imagem que não sai da cabeça de Francisco Costa remete a mulheres chiques dos anos 30 e 40, que migraram para balneários quando o verão se aproxima. Desta idéia nasceram uma série de ternos, calças e blazers de corte skinny (justo) e parcas de corte seco, em off-white (branco-sujo), e sem costura; trajes cinza (lisos e gráficos) confeccionados em napa, e fechando, longos vestidos delgados, com ombros à mostra (tomara-que-caia ou com alças); em tons graduais, do cinza prateado ao areia liso; em cetim com stretch.

O casting de supermodelos, todas de cabelos chapinha, repartidos para o lado, traziam apenas duas brasileiras: Raquel Zimmermann e Viviane Orth. Entre os convidados, as atrizes Ashley Olsen, Julianne Moore, Kate Bosworth e Rosario Dawson, além dos editores de moda da Vogue América, Anna Wintour e André Leon Talley, da W, Patrick McCarthy e da Teen Vogue, Amy Astley.

A crítica de moda do NY Times, Cathy Horn, escreveu em seu blog: "Achei que foi bem forte, uma continuação lógica (talvez lógica demais) de seu esperto inverno", destacando a excepcional cartela de cores, que ela amou, e o casting de meninas. "O casting sugere uma uma peculiar miopia: as roupas são mais importantes do que as mulheres que as vestem. E não vamos esquecer que Calvin Klein tem um legado de usar modelos de uma variedade de rostos diferentes, corpos e origens étnicas", escreve.

Leonardo Oliveira


fotos: Marcio Madeira