quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Rio Summer

Nizan Guanaes, presidente do Grupo ABC, convocou hoje uma coletiva de imprensa para explicar como deve funcionar a primeira edição do Rio Summer, evento de moda praia idealizado por ele, que acontece entre os dias 5 e 8 de novembro no Rio de Janeiro.

"O Rio Summer vem para concorrer com o Mercedez-Benz Fashion Week Swin. Adoro o evento de Miami, mas o Brasil tem que lutar pelo lugar que é dele na moda. O nosso objetivo é colocar o Rio como a capital da moda praia e do beach lifestyle mundial. O negócio é pensar grande", afirma o publicitário.

Apesar de insistir que o Rio Summer não vai competir com os outros eventos de moda no Brasil (São Paulo Fashion Week e Fashion Rio), o investimento inicial de R$ 10 milhões promete ser apenas o começo. Guanaes irá, entre setembro e outubro, vender a novidade em Nova York e Paris, com coletiva e festa. "O evento vem pra refrescar e renovar o mercado de moda", completa.

As marcas que participam da primeira edição do Rio Summer foram selecionadas, de acordo com o que foi chamado de DNA Brasil, por Robert Forrest, consultor de moda inglês, Donata Meirellles, head buyer de marcas importadas da Daslu, e Carlos de Souza, que foi braço-direito do estilista Valentino por mais de 20 anos.

As 17 grifes participantes, algumas já consolidadas no mercado internacional e outros que estão começando, são 284, Adriana Degreas, Blue Man, Carlos Miele, Cia. Marítima, Cris Barros, Iódice, Isabela Capeto, Jo de Mer, Lenny, Osklen, Patrícia Vieira, Raia de Goeye, Rosa Chá, Salinas, Totem e Triya. Forrest aposta nas novidades que serão apresentadas na nova temporada de moda. "Serão apenas coleções inéditas, ainda não mostradas nas semanas de moda internacionais que antecedem o evento", adianta. "Acredito que isso é suficiente para atrair a atenção da imprensa do mundo todo."

Os organizadores estimam cerca de 100 convidados internacionais, entre editores de revistas de moda e celebridades, que terão tratamento de luxo e hospedagem no Hotel Fasano, fechado para o evento. Os desfiles acontecerão em duas tendas com capacidade para 400 e 300 pessoas respectivamente, que ficarão concentradas no Forte de Copacabana. Além dos desfiles, haverá shows (Caetano Veloso está previsto para fazer a abertura do Rio Summer), festas, exposições e eventos paralelos no Copacabana Palace e MAM.

Leonardo Oliveira

Foto: Divulgação / Reprodução