domingo, 1 de junho de 2008

Yves Saint Laurent 1936-2008

Yves Saint Laurent, um dos grandes estilistas franceses e ícone de estilo do século XX, faleceu em sua casa, na noite deste domingo, em Paris, às 23h10min, horário local da capital francesa, aos 71 anos, informou a Fundação Pierre-Bergé Saint Laurent. A causa da morte não foi revelada.

Nascido em 1º de agosto de 1936 em Oran, uma vila na costa da Argélia, Yves-Henri Donat Mathieu Saint Laurent tornou-se conhecido como o estilista que proporcionou uma nova liberdade às mulheres através de suas criações, especialmente as versões femininas para peças típicas do guarda-roupa masculino, como o terno e o famoso "Le Smoking".

Saint Laurent chegou a Paris aos 17 anos e logo se tornou colaborador de outro peso pesado da alta-costura, Christian Dior. Virou seu sucessor após a morte do mestre em 1957. Seu primeiro desfile aconteceu em 1958. Em 1961, criou sua própria maison em sociedade com Pierre Bergé.

Em 2002, se despediu das passarelas apresentando no Centro Georges Pompidou um desfile retrospectivo de seus 40 anos de criação, marcado por um show de elegância e o fim do glamour que a era YSL emprestava à alta-costura.

Nos últimos anos, a depressão que tinha assombrado toda a sua vida se tornou mais forte, e em sua despedida da moda, Saint Laurent creditou a aposentadoria ao uso "desses falsos amigos que são os tranquilizantes e os narcóticos."

foto: divulgação / reprodução

Leonardo Oliveira